Discoteca MPB

Redescobrindo discos e outras histórias.

Discoteca: Kid Abelha, ‘Educação Sentimental’ (Warner, 1985)

A capa do segundo LP do Kid Abelha, 'Educação Sentimental'

Após a bem-sucedida apresentação na primeira edição do Rock in Rio, em Janeiro de 1985, criou-se uma grande expectativa em torno do lançamento do segundo LP do grupo Kid Abelha. Os então abóboras selvagens vinham de uma fila de sucessos de seu disco de estreia que, de tantas músicas sensacionais, mais parecia uma coletânea: Pintura Íntima, Fixação, Porquê não eu?, Alice (não me escreva aquela carta de amor), além da faixa que dava nome ao primeiro LP, Seu espião, lançado em 1983.

Paula Toller, George Israel, Bruno Fortunato e Carlos Leoni foram muito felizes na construção deste Educação Sentimental, cuja concepção ainda permanece atual, seja na musicalidade ou na qualidade das letras. Foi deste LP – que chegou às lojas em 12 de maio de 1985 – que saíram hits como Lágrimas e Chuva, Garotos, Educação Sentimental I e II e Os Outros.

Leoni, Bruno, Paula e George: a formação original do Kid Abelha
Leoni, Bruno, Paula e George: a formação original do Kid Abelha

O disco encerrava com uma versão light de A Fórmula do Amor, que Léo Jaime cantava de forma dançante com o mesmo Kid Abelha no disco Sessão da Tarde, outro grande sucesso de 1985.

Sob a regência de Liminha, o Kid Abelha mostrava maturidade nas letras e nos arranjos. Foi um tapa sem mão naqueles que os vaiaram na primeira edição do Rock In Rio, em Janeiro de 1985. Um ano depois, Leoni deixava o Kid Abelha, após ser atingido na testa por um pandeiro arremessado por Paula Toller em uma discussão durante um show no Estádio de Remo da Lagoa, em 23 de fevereiro de 1986. A partir daí, o quarteto virou trio, contando com participações eventuais de outros músicos, como Cláudio Infante, que pilotou a bateria do Kid Abelha entre 1985 e 1988.

A contracapa do LP
A contracapa do LP

Educação Sentimental vendeu 200 mil cópias, e chegou ao formato CD dez anos depois, em 1995. Um clássico do rock brasileiro.

Músicas:
Lágrimas e chuva (Leoni, Bruno Fortunato e George Israel)
Educação sentimental II (Leoni, Paula Toller e Herbert Vianna)
Conspiração internacional (Leoni e Paula Toller)
Os outros (Leoni)
Amor por retribuição (Leoni e George Israel)
Educação sentimental (Leoni)
Garotos (Leoni e Paula Toller)
Um dia em cem (Leoni e Paula Toller)
Uniformes (Leoni e Leo Jaime)
A fórmula do amor (Leoni e Leo Jaime)

Produzido por Liminha

Comentários

Uma resposta para “Discoteca: Kid Abelha, ‘Educação Sentimental’ (Warner, 1985)”

  1. Avatar de shallon
    shallon

    curti de mais essa época. E só tinha 13 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *