Discoteca MPB

Redescobrindo discos e outras histórias.

Discoteca: Simone, ’25 de dezembro’ (Polygram, 1995)

Capa do LP Simone - 25 de dezembro

Até o final de 1995, não havia no Brasil um disco que reunisse canções natalinas feito por um grande nome da MPB. Se alguém quisesse ouvir hinos como Bate o sino ou Noite feliz durante a ceia natalina, tinha obrigatoriamente que apelar para coletâneas de sonoridade e qualidade duvidosa, cantadas sempre por alguém totalmente desconhecido – ou em versões instrumentais.

Até que Simone, corajosamente, o fizesse: 25 de dezembro.

No repertório do disco, idealizado por Marcos Maynard e Simone estavam, além das tradicionais canções de Natal, versões de standards americanos e canções de Roberto e Erasmo Carlos, em modernos arranjos. Uma das marcas deste álbum foi a canção escolhida para seu lançamento: Então é Natal, versão de Claudio Rabello para Happy Xmas (War Is Over), de John Lennon e Yoko Ono.

Naquele ano, a cigarra vivia um momento de popularidade muito interessante com o CD Simone Bittencourt de Oliveira, seu último trabalho na Sony Music, gravadora onde permaneceu durante 14 anos.

Para marcar a sua estreia na Polygram (hoje Universal Music), uma estratégia de marketing fantástica foi montada para o lançamento do CD 25 de dezembro, apresentado com alarde na mídia, principalmente na TV, jornais e revistas, através de uma campanha publicitária que anunciava: “Este ano o Natal vai cair no dia 15 de novembro” – a data de lançamento do disco.

“Então é Natal
E o que você fez?
O ano termina
E nasce outra vez
(…)
Então, bom Natal
E um Ano Novo também
Que seja feliz quem
Souber o que é o bem

Hare rama a quem ama
Hare rama já!”

A força da canção, aliada à voz de Simone, se transformou instantaneamente em um hit do Natal do Brasil, que desde então ressurge nesta época do ano.

Na sequência, mais duas versões, bastante conhecidas: Natal branco, letra em português escrita por Marino Pinto a partir de White Christmas, de Irving Berlin, que ganhou um clima noir, característico das grandes canções americanas dos anos 40 e 50; e Bate o sino, versão para Jingle Bells, de domínio público.

Da dupla Roberto & Erasmo, Simone regravou duas músicas: a primeira, Pensamentos, foi pinçada do tradicional LP do Rei lançado em 1982, e que nesta releitura de Simone fez parte da trilha sonora da novela Explode Coração, de Glória Perez. A segunda é Jesus Cristo, em versão que ainda preservou várias influências da gravação original no estilo black music de Roberto em 1970.

O grupo Timbalada, que naquele 1995 ainda tinha Carlinhos Brown como integrante, era o convidado especial do disco, trazendo toda a sua a alegria para os tristes versos de Boas Festas, de Assis Valente. Pra quem não lembra – ou não conhece, a letra diz:

“Eu pensei que todo mundo
fosse filho de Papai Noel
Bem assim, felicidade
Eu pensei que fosse uma brincadeira de papel
Já faz tempo que pedi
Mas o meu Papai Noel não vem
Com certeza já morreu
Ou, então felicidade
É brinquedo que não tem”.

Deixando de lado a tristeza da criança que esperava pela felicidade – que Papai Noel não trouxe – Simone cantou a alegria em O Velhinho, de Octávio Filho:

“Botei meu sapatinho
Na janela do quintal
Papai Noel deixou
Meu presente de Natal
Como é que Papai Noel
Não esquece de ninguém
Seja rico ou seja pobre
O velhinho sempre vem”.

Clássico na voz de Louis Armstrong, What a Wonderful World virou Que maravilha viver, na segunda versão feita por Claudio Rabello para o disco, que na primeira edição, fechava com Noite Feliz, versão de domínio público para Silent Night, de F. Gruber.

Na noite de 24 de dezembro de 1995, Simone – que nasceu em 25 de dezembro de 1949 – durante apresentação feita no programa Domingão do Faustão, da Rede Globo, anunciou: “este disco será relançado todos os anos, na época do Natal”. E foi o que aconteceu nos Natais seguintes, por mais ou menos vinte anos, até que a mídia CD deixasse se de ser fabricada. Mas o conteúdo permanece vivo nas plataformas digitais, e também no videoclip de Então é Natal, dirigido por Pedro Colombo e lançado em 12 de dezembro de 2024, 29 anos depois do lançamento do álbum:

Em 1996, a edição de 25 de dezembro passou a conter uma faixa-bônus: Ave Maria, com Simone cantando com as Meninas Cantoras de Petrópolis, que já faziam coro em outras canções.

Depois que a baiana Simone abriu o caminho, outros discos natalinos foram lançados no Brasil: em 1997, a dupla Chitãozinho & Xororó reuniu outras músicas de estética semelhante no álbum Em família (Polygram), tendo como grande sucesso a regravação de O Homem de Nazaré, de Antônio Marcos. Em 1999 foi a vez de Ivan Lins, no disco Um novo tempo (Abril Music), que trazia Jose Feliciano em dueto com Ivan na faixa-título, e em 2007 o grupo Roupa Nova também lançou um CD de canções de natal. Mas nenhum deles conseguiu apagar a marca do disco de Simone, que vendeu mais de um milhão de cópias. Inesquecível.

Foto de Simone, presente no encarte do CD '25 de dezembro'

Músicas:
Então é Natal (Happy Xmas – War Is Over)
Natal branco (White Christmas)
Bate o sino (Jingle Bells)
Pensamentos
O velhinho
Jesus Cristo
Que maravilha viver… (What a wonderful world)
Natal das crianças
Boas festas (part. especial: Timbalada)
Noite feliz
Ave Maria (part. especial: Meninas Cantoras de Petrópolis – Faixa-bônus)

Uma produção Polygram idealizada por Marcos Maynard e Simone
Dirigida por Max Pierre, Moogie Canázio, Carlinhos Brown e João Augusto

Comentários

8 respostas para “Discoteca: Simone, ’25 de dezembro’ (Polygram, 1995)”

  1. Avatar de Rogério de melo
    Rogério de melo

    nossa cada vez que ouço a voz dess deusa da mpb fico em extase, desde que me teornei fã da simone em 1996 comecei a comprar todos os discos dela a voz dessa cantora me faz bem assim como todosas as informações que leio, com essas. parabéns! simone te amo. sempre encerro o meu programa de rádio, pois sou radialista, com uma linda canção dessa grande baiana!!!!!!!!!!!!!!!

  2. Avatar de frftgref
    frftgref

    muito fixe

  3. Avatar de iaciara da silva jacques
    iaciara da silva jacques

    Eu gostaria de receber as letras da s seguintes música: Bate o Sino, O velhinho, Boas Festas.
    Obrigada.
    Iaciara.

  4. Avatar de RAQUEL DE SOUZA DA COSTA
    RAQUEL DE SOUZA DA COSTA

    EU GOSTARIA DE RECEBER AS LETRAS DA SEGUINTE MÚSICA: EÑTÃO É NATAL

  5. Avatar de EDNEI NASCIMENTO
    EDNEI NASCIMENTO

    ELA E MARAVILHOSA E SABE INTERPRETAR COMO NINGUEM LINDA AS MUSICAS DESSE CD VALE A PENA CONFERIR!

  6. Avatar de daniela
    daniela

    eu amo todas as músicas natalinas, princialmenete cantada poR Simone

  7. Avatar de evandro
    evandro

    oi bom dia
    eu gosto muito simone linda valeu

  8. Avatar de Carlos
    Carlos

    Realmente esse CD é inesquecível. Lembra o Natal da minha família.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *