Discoteca MPB

Redescobrindo discos e outras histórias.

Discoteca: Nelson Gonçalves, ‘Ele & Elas’ (RCA, 1984)

Capa do LP 'Ele & Elas', lançado por Nelson Gonçalves em 1984
Ao longo de sua carreira, o gaúcho Nelson Gonçalves (1919-1998) sempre buscou uma proximidade entre as novas gerações, sem deixar de lado o estilo inconfundível de cantar boleros, sambas e dores-de-cotovelo.

Isto pode ser verificado através dos títulos de seus discos, como Nelson em HI-FI (1959, simbolizando a alta tecnologia da época) e Ainda é cedo (1997), o último álbum lançado em vida, onde interpretava canções de Lulu Santos, Rita Lee, Cazuza, Marina Lima, Marisa Monte e Legião Urbana, entre outros.

E foi o que aconteceu em meados da década de 1980, mais precisamente em 1984, com o LP Ele & Elas. Nelson reuniu em estúdio um time imbatível de cantoras da MPB para interpretar, com ele, músicas de compositores de todos os tempos, como o parceiro e amigo Adelino Moreira, Herivelto Martins, Isolda e Michael Sullivan. Contemporâneas, como Núbia Lafayette e Ângela Maria, e outras, mais jovens, como Beth Carvalho, Joanna, Fafá de Belém e Alcione.

Abrindo o disco, o dueto inesquecível de Nelson e Fafá em O negócio é amar (Carlos Lyra e Dolores Duran), que narrava inúmeros tipos de amantes e possibilidades de amor, em meio a um diálogo delicioso entre os dois cantores, com direito a tradicional risada de Fafá:

“Tem apaixonado que faz serenata
tem amor de raça e amor vira-lata
amor com champagne, amor com cachaça
amor nos iates nos bancos de praça
tem homem que briga pela bem-amada
tem mulher maluca que atura porrada
tem quem ama tanto que até enlouquece
tem quem tem a vida por quem não merece
ai, amores a vista, amores a prazo…”

Núbia Lafayette cantou com Nelson o choro Devolvi, de Adelino, canção que gravou em seu primeiro disco, lançado no início da década de 1960; Joanna trouxe seu toque romântico e popular ao LP com Como é grande o meu amor por você, clássico de Roberto Carlos lançado em 1967. Ângela Maria, junto com o “metralha” (apelido que Nelson tinha, por causa de sua gagueira), interpretou Pensando em ti, de Herivelto Martins e David Nasser. Alcione e Nelson contaram as histórias de um homem apaixonado e abandonado pela mulher em Louco (ela é seu mundo). E, fechando as participações, a sambista Beth Carvalho, em interpretação marcante e suave, soltou a voz em Pedi ao céu.

 

Contracapa do LP 'Ele & Elas', lançado por Nelson Gonçalves em 1984
A contracapa do LP

Entre uma presença feminina e outra, Nelson Gonçalves cantou outros choros e sambas, como Cara a cara (Lúcio Nascimento e Carlos Colla), Amor de trapo e farrapo (Paulo Vanzolini), Volta (Isolda), Momentos eternos (Paulo Sergio Valle e Eduardo Lages), Cena (Paulo Massadas e Michael Sullivan) e Refúgio (Adelino Moreira).

A receptividade do público com Ele & Elas foi tão positiva que o projeto rendeu outros três LPs, feitos nos mesmos moldes: em 1985, Ele e Eles, com participações de Tim Maia, Fagner, Martinho da Vila, Caetano Veloso e Luiz Gonzaga; em 1986, Ele & Elas volume 2, com Maria Bethânia, Gal Costa, Tetê Espíndola e Elza Soares; e Nós, de 1987, com as presenças de Zizi Possi, Milton Nascimento, Chico Buarque, Lobão e Nana Caymmi.

Faixas:
O negócio é amar (Carlos Lyra e Dolores Duran)
Cara a cara (Lúcio Nascimento e Carlos Colla)
Devolvi (Adelino Moreira)
Amor de trapo e farrapo (Paulo Vanzolini)
Louco (Ela é seu mundo) (Henrique de Almeida e Wilson Batista)
Volta (Isolda)
Como é grande o meu amor por você (Roberto Carlos)
Momentos eternos (Paulo Sergio Valle e Eduardo Lages)
Pensando em ti (Herivelto Martins e David Nasser)
Cena (Paulo Massadas e Michael Sullivan)
Pedi ao céu (Luverci Ernesto e Almir)
Refúgio (Adelino Moreira)

Comentários

4 respostas para “Discoteca: Nelson Gonçalves, ‘Ele & Elas’ (RCA, 1984)”

  1. Avatar de george michel
    george michel

    Exelente sua preocupação de manter viva a memória talves maior voz brasileira de todos os tempos. Aproveito para solicitar-lhe uma informação: em qual LP ou Cd de eles e elas se encontra a música Cara a Cara? grato.
    Continue assim prestigiando e mantendo a lembrança viva de nossos grandes intérpretes e compositores.

  2. Avatar de ameliosouza
    ameliosouza

    Sou radialista e pesquisando compositores de interpretaçoes de Nelson nao encontrei de Violao, gostaria de ter esta opçao para pesquisas e informaçoes sobre os compositores.

  3. Avatar de paulo roberto das neves
    paulo roberto das neves

    eu acho as musicas do nelson gonçalves.são muito lindas.

  4. Avatar de Carlos R.
    Carlos R.

    Uma Voz Inesquecível e sem igual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *